Terça-feira, 9 de Junho de 2009

EM POMBAL NADA FAZ MAL - Parte II

 

O autocarro da Câmara Municipal de Pombal já tinha o motor ligado, mas ninguém tinha pressa em sair da mesa onde um excelente convívio e uma amena cavaqueira prendia os comensais já de papo cheio.
No entanto havia compromissos assumidos pela organização. É que a vertente cultural, o conhecimento de aspectos característicos e específicos dos lugares dos encontros é uma constante que se mantém desde a primeira hora, desde que os pioneiros de Soure, ousando vencer o afastamento, a dispersão e até uma certa inércia, tomaram, em boa hora, a iniciativa de arrancar com estes encontros de antigos alunos. Basta ouvir falar o Zé Carlos Guardado ou algum dos seus “muchachos”.
A empresa RENOESTE, uma unidade de processamento de sal, esperava-nos, impaciente, pela tardança dos convidados. Uns no autocarro, outros em carro próprio ou dos amigos lá começaram a chegar ao Carriço (segundo os entendidos, o nome Carriço derivará do nome de uma planta que abunda naqueles areais, o carriço da areia, Carex Arenaria).
Lá nos aguardava uma simpática guia, tão versada nos assuntos relacionados com a estrutura e funcionamento da RENOESTE e dotada de tais dons que impediam qualquer aluno de estar desatento. Não fora uma ardente sede que de quando em vez encaminhava os presentes para o bebedouro da empresa, a verdade é que ninguém arredava o pé, nem o ouvido e muito menos o olhar de tão atraente mestra. Um primor de exposição! Não sabem o que perderam os faltosos!
Mas vamos lá á bendita central de “Cogeração”. Esta central produz conjuntamente calor e electricidade, a partir da queima do gás natural. A electricidade serve para alimentar a fábrica de sal da RENOESTE. O calor produzido na central de cogeração, sob a forma de água quente, é enviado para a fábrica de sal, onde será utilizado para o aquecimento da salmoura depositada dentro das salinas, aqueles enormes tanques que observámos. O sal aqui produzido é utilizado na produção de cloro numa fábrica de Estarreja.
E as vantagens são muitas: os custos de produção de sal são reduzidos, do ponto de vista energético e económico; tem uma grande importância do ponto de vista ambiental porque sem a existência da cogeração seria preciso ocupar uma área muito grande de terrenos com salinas. Isto seria bastante prejudicial porque a área de concessão da RENOESTE está inserida numa zona de Reserva Ecológica Nacional, que seria potencialmente afectada. Por sua vez, as cavernas de onde foi extraída a salmoura, são utilizadas para a armazenagem do gás natural da TRANSGÁS. (- Será que tomei as notas certas no caderno de casa?)
Basta! Vamos à Sardinhada que nos aguarda no Restaurante Panorâmico! Confesso que uma sardinhada no final do dia pode ser um pouco indigesta, mas «em Pombal nada faz mal».
Alguns já tinham partido para os seus destinos, mas um bom grupo mantinha-se ali naquele fim de tarde quente, perpassado por uma amena brisa de Maio. O declinar do dia é mais propício ao retorno ao lar, ao avivar de memórias comuns, à confidência, ao desabafo, ao contador de histórias. E por isso surgiam aqui e ali, sentados ao redor de umas mesas, pequenos grupos afectivamente mais ligados por anos e anos de um convívio gerador de cumplicidades. Por contraste, via-se também um ou outro isolado, tão cheio de si ou talvez com problemas da infância ou da adolescência mal resolvidos e que, por isso, não conseguia partilhar daquele ambiente tão agradável e tão familiar.
Para o ano há mais, se Deus quiser. Não há bem que sempre dure...
publicado por beatonuno às 17:49
link do post | comentar | favorito
24 comentários:
De Francisco a 9 de Junho de 2009 às 23:10
Muito, mas mesmo muito, bem, Luís.
Parabéns e Obrigado por me ajudares a "viver" este encontro.
Um abraço do
FF
De iros a 18 de Março de 2022 às 20:51
thank you for this post
De olhadela a 15 de Junho de 2009 às 12:37
Depois de ler este artigo, com mais pena fiquei de não vos ter acompanhado ao Carriço.. Fiquei no Restaurante junto dos que, por qualquer motivo, não podiam ir. Ainda mais, aguçando-me o apetite para escutar uma boa lição.... Fiquei, efectivamente, insonso...
De fernanda a 15 de Junho de 2009 às 23:55
Muito mais muito fascinante, de de ter sido maravilhoso.
De beatonuno a 17 de Junho de 2009 às 14:30
Como diz o povo "Seja bem-vindo quem vier por bem". É verdade que foi uma tarde bem passada e muito proveitosa.
De JOao criador de site a 15 de Julho de 2020 às 00:41
Sou desenvolvedor de sites desde meus 15 anos. Programação Dot.net, PHP, Java Hibernate. Segue meu site: https://webitens.com.br
De Criação de sites a 15 de Julho de 2020 às 00:47
Desenvolvimento web https://gr3web.com.br
A GR3 WEB Desenvolvemos aplicativos da web de alta qualidade que não se restringem apenas ao fornecimento de informações. Vinculamos seu site aos sistemas locais e a sites familiares, como Twitter, Facebook, LinkedIn ou Google Maps. Esses recursos estão incluídos no nosso próprio CMS fácil de usar, que permite não apenas gerenciar o conteúdo com facilidade, mas também disponibilizá-lo para aplicativos de intranet seletivamente. Ainda não está disponível um recurso? Então, vamos adaptá-lo para

Consultoria
Um bom conselho é metade da batalha. Como cliente, você simplesmente não pode saber tudo sobre algo que não é o seu negócio principal. No entanto, nosso negócio principal é precisamente conhecer tópicos como desenvolvimento da Web, gerenciamento de conteúdo, desenvolvimento e implementação de estilo doméstico, usabilidade, identidade corporativa, design responsivo, SEO , SEA, estatísticas e análises da web, marketing por e-mail, mídias sociais, front office Integração de terceiros e serviços da Web. Para nomear alguns'..

Web design
O aspecto mais importante do design é comunicar com êxito as informações. A mensagem em si é determinada por você, mas o design é um fator vital na maneira como a mensagem é percebida pelo público-alvo. Somos especialistas em design gráfico e web. Não importa para nós se precisamos projetar algo completamente novo, evoluir um design ou implementar um design ou estilo de casa existente. E é claro que nossa criatividade anda de mãos dadas com nossos conhecimentos técnicos.
De خرید گیفت کارت ارزان |گیفت مکس a 15 de Janeiro de 2021 às 17:16
Thanks for sharing such great information, I highly appreciate your hard-working skills as the post you published have some great information which is quite beneficial for me, I hope you will post more like that in the future

خرید گیفت کارت ارزان |خرید گیفت کارت گوگل پلی | تحویل آنی | 100% قانونی | گیفت مکس (https://giftmax.ir)
De حفاظ شاخ گوزنی a 31 de Julho de 2021 às 21:30
<p><a href="https://ahansaze.com/"><strong>صنایع فلزی آهن سازه</strong></a></p>
De آهنگ جدید a 10 de Agosto de 2021 às 16:57
Thank you your blog is amzing and i always check it its my first time comment something
De ali ft a 11 de Janeiro de 2022 às 18:49
musics nabi bod
De mahur a 13 de Janeiro de 2022 às 17:04
Thank you for your valuable and unique content
ماهور موزیک (https://bit.ly/3njtzOL)
De ahmad a 13 de Janeiro de 2022 às 17:05
Nice article. I hope your blog guide would be helpful for me. It’s great to know about many things from your website blog.
De خرید دسته گل a 25 de Junho de 2022 às 17:14
Thank you for your valuable and unique content
خرید گل ولنتاین (https://citygol.com/product-category/valentine-day/)

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. EM POMBAL NADA FAZ MAL - ...

. EM POMBAL NADA FAZ MAL - ...

. HERÓI E SANTO

. BEATO NUNO PROMOVIDO A SA...

. JÁ NÃO É SEM TEMPO

. Dos Calhaus da Diocese Br...

. AS ORAÇÕES ESCOLARES NO L...

. O POTE DA VERDADE

. BRACARA AVGVSTA

. COIMBRA

.arquivos

. Junho 2009

. Abril 2009

. Fevereiro 2009

. Julho 2008

. Maio 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds